Blog‎ > ‎RaspPhotoPipe‎ > ‎

Espanção Armazenamento - Parte III

posted 4 Apr 2013, 14:50 by Flip Pipe
Na minha última mensagem, disse que iria trabalhar com 3 Pens USB em RAID 5. Deveria dar qualquer coisa como 30MB/s de velocidade de escrita.

Entretanto, as componentes para o Raspberry Pi chegaram, por isso pude começar a fazer testes com ele mesmo.

Desilusão... o meu primeiro testes com as 3 Pens em RAID 5 só rondou os 5MB/s... onde estão os 30MB/s dos testes anteriores???

Ah... Esqueci-me de afinar as configurações... vamos lá aumentar o valor do stripe_cache para os 8M e voltar a fazer os testes...

Mais sorte... nenhuma... a velocidade de escrita desceu para menos de 3MB/s.

A verdade é que vou necessitar de fazer mais um monte de testes de novo para ver quais são os valores ótimos para o stipe_cache e tudo o mais que conseguir encontrar para afinar as configurar as configurações... pelo menos quero obter 20MB/s.

Procurando um pouco no Google, encontrei que o valor do tamanho dos blocos (chunk size) de quando o RAID é criado também influência o desempenho global.

Então, lá fiz mais testes, variando o tamanho dos blocos do RAID e o tamanho da memória, e aqui estão os resultados:



Como podem ver, afinar as configurações do RAID é bastante importante nas velocidades de escrita... como podem ver, com o mesmo cenário de testes, podemos ir de ~3MB/s até 12MB/s, 4X mais.

Em relação às leituras, bom, o stripe_cache não afeta o desempenho, só o tamanho dos blocos, então segue o gráfico só o débito alterando esse valor:




Como posso melhorar o desempenho da escrita... adicionando mais discos? O hub que usei até agora, não tinha alimentação externa e quando liguei o 4º disco deixou de funcionar. Então tive de comprar um hub com alimentação externa... e encontrei um com 7 portas :)

Hub novo... será que vai influenciar os resultados?




Não, não faz diferença... adicionando um 4º disco aumenta o desempenho... será que consigo os 20MB/s?

Pois... já sabem... mais um monte de testes com a mesma filosofia utilizada anteriormente.

 

Ainda não foi desta que obtive os 20MB/s.. Talvez com o hub com alimentação externa e com as 6 Pens que tenho em mão, talvez consegui-se obter os 20MB/s, mas quando de o tiver de alimentar a pilhas, mais um ampere faz diferença. Por isso no futuro poderei fazer esses testes para ver como funciona com as 6 Pens, mas para este projeto só vou usar 4.

Todos estes testes foram feitos sem ter qualquer sistema de ficheiros no RAID, por fim, o meu último teste foi ver quanto afetava o desempenho a existência do sistema de ficheiros... aqui estão os resultados:




Mais degradação... menos 4MB/s... isto não são boas noticias... vou ter de melhor mais isto. O software do RAID não está estático no kernel, mas sim via módulos... e muitos. Irei tentar melhorar isso compilando diretamente o RAID no kernel.

Por enquanto, não vão tentar melhor isto... agora já tenho tudo o que necessita para fazer a primeira fase do projeto. Já tenho o gphoto a comandar a máquina fotográfica. o WebCamCon já está a funcionar, tenho um dongle usb wireless a fazer de AP e já me consigo ligar com o meu tablet. E tenho (um não bom) armazenamento... Está na altura de juntar tudo.

(nota: vejam na versão em inglês os ficheiros e comentários que lá coloquei)
Comments